Blogs.com.$$$.boom!!!
![]() E os blogs estão na capa do Mais! de hoje na Folha de São Paulo. Em artigo de Trevor Butterworth, que analisa o que existe de real e o que não passa de ufanismo sobre, a já não mais, nova tecnologia. O primeiro ataque dos blogs a primazia da imprensa americana aconteceu quando aglomerados de escritores sob pseudônimos, surgiram em sites como o Gawker para fazer piada do establishment estado-unidense, fofocar sobre suas celebridades e ridicularizar com a velha guarda da imprensa. Um dos maiores furos do site foi a publicação de uma sincera entrevista, de uma jovem funcionária de Wall Street e a proximidade destes com os traficantes de cocaína - imigrantes – pais de família, e suas relações simbióticas. Através disto, seus autores, conseguiram projeção e fama, e então mostraram a cara sorrindo à toa nas páginas da Fanity Fair, uma espécie de bíblia do american way of life celebrity and yuppie. De lá para cá, muitos posts rolaram, e os blogs passaram de uma mania narcisista individual, para fontes de informação segura. Esta tendência se consolidou recentemente no Brasil. Como no modelo americano, grandes grupos de comunicação, como a própria Folha e o Uol, contrataram - ou atribuíram uma tarefa a mais - a jornalistas de renome como Sérgio Dávila, Soninha Francine e Juca Kfouri, para que estes colocassem no ar seus blogs. Foi salto do underground para o hype, o roubo da alma dos outsiders. Mas isto nunca foi algo negativo. Estava lá pronto e precisava emergir. Mas na verdade, o que acontece no momento é uma verdadeira Serra Pelada vitual, em busca do pote de ouro. Blogs podem trazer reconhecimento e fama (vide Bruna Surfistinha), mas em poucos casos trazem dinheiro (vide novamente a própria, somente uma puta para tamanha sagacidade em conseguir os dois). Segundo o artigo de Butterworth, no final de 2002, existiam 15 mil blogs. Hoje, 56 blogs novos são lançados por minuto. Para constatar tais números, basta ir ao alto desta tela, e clicar no botão Next Blog, à direita, na barra de navegação do Blogger; e verificar quantos das próximas páginas possuem pelo menos seis meses de arquivo (o que não é o caso deste blog, pois este foi reiniciado, de forma que os arquivos foram excluídos). Segundo ainda o artigo, blogueiros que recebem cerca de dez mil visitas diárias em suas páginas, conseguem uma receita entre U$1000,00 e U$2000,00 em anúncios. Mas agora, eu lhes digo: dez mil visitas diárias, com o teor da expressão, são visitas pra c*****. Abra um blog e veja se você consegue chegar a este número. Porém, existe um brasileiro que conseguiu, que largou seu emprego e hoje vive da publicidade e vendas do seu blog. Edney Souza, foi até tema de reportagem da revista Época, o que aumentou ainda mais os acessos em sua página. Porém, Souza fez questão de explicar, no próprio blog, que nada foi nada tão simples, que começou com o site há anos e precisou estudar muito Html, Php, Css, além de passar o dia na internet, a procura de conteúdo para alimentar seu site. No Brasil, a blogosfera anda a toda e programa para o próximo dia 20 um encontro que promete reunir “escritores, ativistas, pensadores, artistas e formadores de opinião” que compõem o meio. Ninguém sabe quem está organizando. As informações sobre o local e o horário, somente são repassadas depois que o convidado confirma sua presença em seu próprio blog. Ficou curioso? dá uma olhada na lista de convidados do evento: ![]() Enquanto isto, este pobre blog ainda espera atualização sua atualização na lista de cadastro no Google. Deseja que, caso alguém tenha gostado, se sinta a vontade para adicionar um link, dar uma divulgada, um empurrãozinho. Porque o sol não irá brilhar para todos, mas eu já fico contente se pegar uma corzinha. :: Vinicius Aguiari, - 4:41 PM [+] :: ●
|