::Cheiraqui::
Vinicius Aguiari - 24 anos - Jornalista
Flickr
email



Blogs

Alex Castro (LLL)
Andrea Del Fuego
Barbara Blanky
Bruno Saia
Carol Mazetto
Cecilia França
Cecilia Gianetti
Fabrício Carpinejar
Ilsson Siriani
Joca R. Terron
Marcelo Taz
Márcio Américo
Mário Bortolotto
Paula Cantieri
Sergio Faria
Thomas Texano
Xico Sá

Sonoros
All Music
Bizz
Coquetel Molotov
Discofonia
Dying Days
Gordurama
Grave
Ilustrada no pop
Jotabê Medeiros
Kid Vinil
Lúcio Ribeiro
Mojo Books
NME
Peligro
Revoluttion
Rock Press
Rraurl
Senhor F
Trabalho Sujo

Outros
C. J. Tognolli
Cocadaboa
Digestivo Cultural
Gui Tosetto Fotoblog
Leila Lopes Fotoblog
Pílula pop
Porta Curtas
Portal Literal
Roteiros on-line
Scream&Yell
Super sexies
Trip


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

::  domingo, maio 14, 2006  ::

Blogs.com.$$$.boom!!!


E os blogs estão na capa do Mais! de hoje na Folha de São Paulo. Em artigo de Trevor Butterworth, que analisa o que existe de real e o que não passa de ufanismo sobre, a já não mais, nova tecnologia.

O primeiro ataque dos blogs a primazia da imprensa americana aconteceu quando aglomerados de escritores sob pseudônimos, surgiram em sites como o Gawker para fazer piada do establishment estado-unidense, fofocar sobre suas celebridades e ridicularizar com a velha guarda da imprensa. Um dos maiores furos do site foi a publicação de uma sincera entrevista, de uma jovem funcionária de Wall Street e a proximidade destes com os traficantes de cocaína - imigrantes – pais de família, e suas relações simbióticas.

Através disto, seus autores, conseguiram projeção e fama, e então mostraram a cara sorrindo à toa nas páginas da Fanity Fair, uma espécie de bíblia do american way of life celebrity and yuppie.

De lá para cá, muitos posts rolaram, e os blogs passaram de uma mania narcisista individual, para fontes de informação segura. Esta tendência se consolidou recentemente no Brasil. Como no modelo americano, grandes grupos de comunicação, como a própria Folha e o Uol, contrataram - ou atribuíram uma tarefa a mais - a jornalistas de renome como Sérgio Dávila, Soninha Francine e Juca Kfouri, para que estes colocassem no ar seus blogs. Foi salto do underground para o hype, o roubo da alma dos outsiders. Mas isto nunca foi algo negativo. Estava lá pronto e precisava emergir.

Mas na verdade, o que acontece no momento é uma verdadeira Serra Pelada vitual, em busca do pote de ouro. Blogs podem trazer reconhecimento e fama (vide Bruna Surfistinha), mas em poucos casos trazem dinheiro (vide novamente a própria, somente uma puta para tamanha sagacidade em conseguir os dois). Segundo o artigo de Butterworth, no final de 2002, existiam 15 mil blogs. Hoje, 56 blogs novos são lançados por minuto. Para constatar tais números, basta ir ao alto desta tela, e clicar no botão Next Blog, à direita, na barra de navegação do Blogger; e verificar quantos das próximas páginas possuem pelo menos seis meses de arquivo (o que não é o caso deste blog, pois este foi reiniciado, de forma que os arquivos foram excluídos).

Segundo ainda o artigo, blogueiros que recebem cerca de dez mil visitas diárias em suas páginas, conseguem uma receita entre U$1000,00 e U$2000,00 em anúncios. Mas agora, eu lhes digo: dez mil visitas diárias, com o teor da expressão, são visitas pra c*****. Abra um blog e veja se você consegue chegar a este número.

Porém, existe um brasileiro que conseguiu, que largou seu emprego e hoje vive da publicidade e vendas do seu blog. Edney Souza, foi até tema de reportagem da revista Época, o que aumentou ainda mais os acessos em sua página. Porém, Souza fez questão de explicar, no próprio blog, que nada foi nada tão simples, que começou com o site há anos e precisou estudar muito Html, Php, Css, além de passar o dia na internet, a procura de conteúdo para alimentar seu site.

No Brasil, a blogosfera anda a toda e programa para o próximo dia 20 um encontro que promete reunir “escritores, ativistas, pensadores, artistas e formadores de opinião” que compõem o meio. Ninguém sabe quem está organizando. As informações sobre o local e o horário, somente são repassadas depois que o convidado confirma sua presença em seu próprio blog. Ficou curioso? dá uma olhada na lista de convidados do evento:

O que tem no copo vermelho?

Enquanto isto, este pobre blog ainda espera atualização sua atualização na lista de cadastro no Google. Deseja que, caso alguém tenha gostado, se sinta a vontade para adicionar um link, dar uma divulgada, um empurrãozinho. Porque o sol não irá brilhar para todos, mas eu já fico contente se pegar uma corzinha.
 

:: Vinicius Aguiari, - 4:41 PM [+] ::

logo